« Voltar Como cuidar da pele através da alimentação  

Ella Schmidt

O que se vê na pele, a nível externo, é reflexo do que esta acontecendo em nosso interior. Não existe milagre dentro da estética, no resultado da boa aparência, sem uma dieta adequada em substâncias necessárias como os monossacarídeos, aminoácidos e ácidos graxos juntamente com a água, sais minerais e vitaminas, para a integridade de toda essa estrutura maravilhosa que é a pele.
Por isso é importante manter uma dieta equilibrada e rica em antioxidantes , que vão refletir na hidratação e elasticidade, bem como na prevenção de rugas e manchas, garantindo assim uma pele bonita .
A associação de uma dieta equilibrada, regularidade de tratamentos faciais, uso de bons cosméticos e filtro solar é o que mantém o equilíbrio fisiológico da pele, bem como previne o fotoenvelhecimento.

A seguir uma tabela internacional da:

PIRAMIDE ALIMENTAR (www.mypyramid.gov)
Cereais: 170g (metade das quais integrais)
Vegetais variados: 2 ¹/² xícaras
Frutas variadas: 2 xícaras
Leite e derivados: 3 xícaras
Carnes e Grãos: 160g de proteínas

De que forma os alimentos podem nos auxiliar no equilíbrio da pele?
Inicialmente a maneira correta é que cada paciente seja examinado, por sua nutricionista e siga uma dieta nutricional estipulada, segundo suas necessidades.

Considerações gerais sobre o tema:

01) Pele Oleosa: é possível equilibrá-la com uma dieta adequada de alimentos ricos em vitamina A e betacaroteno presente, por exemplo, na cenoura crua, damasco seco, agrião, alfafa germinada, espinafre, fígado.
02) Pele com acne e eczema: dentre as vitaminas do complexo B, as mais importantes para a proteção da pele são a B2 (Riboflavina) presente no fígado, soja, nozes, levedo,etc. e a B6 (Piridoxina) que tem como fonte o levedo, germe de trigo, farelo de arroz e banana, pois funcionam como anti-inflamatório.

03) Peles secas: se beneficiam em alimentos ricos em ácidos graxos essências como o Omega 3, contidos nos peixes como no salmão, atum, anchova e no óleo de semente de linhaça, o Omega 9 do óleo de canola, oliva.
Ingerir cereais integrais que são ricos em minerais como: cálcio, zinco, que são antioxidantes, (eles previnem reações químicas indesejáveis dentro das células, que levam a proliferação de radicais livres, esses por sua vez, ativam enzimas que destroem o colágeno). Os cereais também são ricos em ácido fólico, importante para manter a taxa de glóbulos vermelhos e a cor natural do cabelo. A Vitamina B3 (niancina) funciona bem no trato da pele seca ou com dermatite, mas precisa ser bem dosada, porque se ingerida, em excesso, causa diversos irregularidades no organismo.

04) Peles fotoenvelhecidas: a Vitamina E, que aumenta a oxigenação celular, é essencial para qualquer processo de cura e rejuvenescimento e boas fontes estão no germe de trigo, abacate, nozes, óleos vegetais, gema de ovo.
Para todas as peles, mas principalmente para as oxidadas, flácidas, ou para quem faz uso de tabaco, a ingestão de frutas cítricas (limão, laranja, etc.), mamão, goiaba, caju, que contém vitamina C (acido ascórbico) funciona como poderoso antioxidante, redistribuindo a melanina e inibindo o excesso de produção da tirosinase, evitando as manchas facias indesejáveis. Outra vantagem dessa vitamina é que ela participa ativamente na formação do bom colágeno, aumentando a elasticidade e firmeza da pele. É coadjuvante na absorção do micromineral ferro evitando a anemia, fissura nos lábios ou perda dos cabelos. É captadora de radicais livres, impedindo que esses lesem as membranas celulares e as cadeias de DNA, aumentando nossa proteção imunológica.

Obs:
1) É Importante manter uma boa dosagem da vitamina C no pré e pós procedimentos cirúrgicos, pois ela acelera a recuperação dos tecidos.
2) É preciso tomar diariamente a vitamina C, pois ela não é armazenada no corpo e é destruída pelo calor e exposição ao ar.

Qual é a orientação quanto as proteínas ?
Cada ser humano é único por causa das diferenças de proteínas do organismo (distinta seqüência de aminoácidos determinadas por informação genética na concepção), assim falar de proteínas é sempre um desafio devido a individualidade bioquímica de cada pessoa , idade, sexo, intensidade da atividade física e as necessidades de consumo. Mas vale destacar que todos os indivíduos necessitam de 9 aminoácidos essenciais (não produzidos pelo organismo) e 11 aminoácidos não essenciais (que podem ser sintetizados pelo corpo à partir da proteína).
O consumo diário garante a produção de colágeno, responsável pela firmeza da pele, que a proteína transporte os nutrientes as células, garantindo o brilho e vitalidade da pele e dos cabelos, funcione como enzimas, que são catalisadora, que permitem a ocorrência de reações químicas, por exemplo ajudando no reparo celular que previne o envelhecimento precoce. Pessoas que consomem pouca proteína podem parecer mais velhas do que sua idade cronológica, pois ficam mais suscetíveis a flacidez.
As fontes de proteínas animais (carne, ovos, peixe, aves, etc.) são mais aproveitadas pelo metabolismo, por apresentarem todos os aminoácidos essenciais, enquanto que as proteínas complementares de fonte vegetal (cereais, legumes, vegetais, grãos) mesmo oferecendo menos proteínas por medida, tem a vantagem de não possuírem o alto teor de gorduras, que as fontes de origem animal apresentam, por isso o ideal é a combinação das duas, porque melhora a qualidade da proteína.

Ex: Uma pessoa de 70kg, ingerindo 84g de proteína , supre as necessidades diárias.

O que fazer para ter uma pele jovem e saudável?
a) Realizar os tratamentos preventivos "anti-age" na cabine de estética.
b) Ter uma rotina de cuidados faciais: limpa, hidratar (usando cremes com substâncias antioxidantes, como a vitaminas "A","C"e"E", polifenóis, silício orgânico) e proteger-se dos raios UVA e UVB usando filtro solar
c) Manter uma dieta adequada em nutrientes necessários: carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, sais minerais, água e fibras.


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